22 de fev. de 2010

O layout em primeiro lugar

Ano passado, quando escrevi uma lista irônica dos piores blogueiros do Brasil, recebi uma enxurrada de críticas. Uns me chamavam de invejoso, outros de filho da puta, todos querendo defender seus ídolos. O principal ponto dos ataques foi o fato de eu usar um modelo de página simples do Blogger. O que me irritou foi em que em nenhum momento critiquei algum blogueiro por ter um blog visualmente feio, mas sim os posts que ele escrevia. Então por que os leitores não podiam fazer o mesmo comigo, criticar os meus textos? Eu só consigo chegar a uma resposta para essa questão. Tanto para os blogueiros quanto para os leitores pouco importa a qualidade dos posts. O que interessa é ter um baita template legalzudo. Isso explicaria porque tem tanto blog ruim fazendo sucesso por aí. Não que eu esteja dizendo que todo blog com visual caprichado seja ruim, que fique claro. Mas de que tem blogs com páginas simples que são inúmeras vezes superiores à maioria dos blogs bonitos.
No fim, os blogs são como os livros. Quando um tem uma capa feia ou pouco chamativa você não se interessará por ele, correndo o risco de perder horas de uma leitura incrível Mas se outro livro tem uma capa legal e original você o pegará para ler, e depois pode ver que era uma grande chatice. Aprenda a nunca julgar um livro pela capa.

Um comentário:

  1. Realmente isso acontece. Eu admito que às vezes faço isso (tanto com blogs quanto com livros) mas eu tento não seguir essa moda de preconceito, afinal conteúdo é tudo!

    ResponderExcluir