25 de jan. de 2010

Os melhores blogs do Brasil

Quem me conhece sabe que eu sou um ativo leitor e comentarista de blogs. Tanto que já escrevi três listas deles aqui, mas por algum motivo que me escapa eu mesmo discordo delas quase por completo agora. Por isso já estava mais do que na hora de eu fazer a lista definitiva. Sem essa de indicar os mais acessados ou os que têm o maior número de posts por dia. O que conta aqui é a qualidade, ela é o que importa no final. Se você discorda da lista vai tomar no cú escreva sua própria lista nos comentários.

Criado há sete anos atrás, o RA ganhou notoriedade na internet com os scans de gibis que o Eudes fazia. Depois de criar o FARRA, o blog se voltou para os mais diversos assuntos, mas sem fugir da temática nerd. Um dos grandes destaques é o formato dos posts, sempre divididos em duas partes.

Eu sou meio suspeito para afirmar que o NSN é um dos melhores blogs do Brasil. Afinal eu escrevo lá. Sem ganhar porra nenhuma, mas escrevo. Darei um bom motivo para a escolha. Eles não se atêm somente aos quadrinhos, filmes e games. Muito pelo contrário, exploram muitos outros assuntos, expandindo o universo nerd. Além disso, dificilmente você verá em outro blog textos do mesmo nível do que você encontra aqui.

Quando descobri o Ato ou Efeito achei o blog de humor e opinião perfeito. Com textos próprios, sem recorrer a imagens e vídeos da internet, e ainda ser mais engraçado que a maioria dos blogs de humor famosos. Seus destaques são as colunas Théos é tanga!, mais ateu impossível, AOE Gordinhas, revolucionando o conceito do que é mulher bonita de verdade, Inclusão Digital, com os textos dos leitores e principalmente a Secretária Eletrônica, com os comentários, e-mails e logs sendo ridicularizados pelo Pizurk. Não recomendado para leitores tangas.

Como o próprio Felipe Neto gosta de dizer o seu blog encabeça a resistência contra as celebridades de esgoto outras bobagens que circulam na mídia nacional. Por causa isso recebe cerca de cem comentários por post, geralmente de leitores furiosos. É um dos blogs em que bato o ponto nos comentários. Voltado para quem gosta de fugir um pouco das besteiras da internet.

Não existe tema mais atual do que o ambientalismo. Mas são poucos os que conseguem falar sobre ele de forma atrativa, sem ser sacal. Esse é o diferencial do Vivo Verde, que explora o ambientalismo de forma diferente, ligado a várias áreas, principalmente a tecnologia. É o único blog do gênero que eu consigo ler.

Poucos bloguistas tem tanta força quanto o Cardoso. Dono de um estilo único, crítico, ele discorre sobre os mais diversos assuntos, ainda que dê preferência aos voltados para a internet. Odiado por muitos, idolatrados por tantos outros, conseguiu a proeza de ser um bloguista com personalidade.

Eu devia colocar só um blog nerd na lista, mas eu não podia deixar de fora o blog onde me informo sobre as fofocas e boatos do cinema. Para quem ainda não conhece o Melhores do Mundo é só imaginar um Omelete safado e com provocações entre os membros, um gay, outro que tentou entrar no BBB e por aí vai. Lá cada blogueiro é um super-herói e se assume como tal.

 O Treta está muito a frente dos outros blogs de variedades famosos. Poucos blogs são tão criativos e originais, até mesmo no me nome e cada seção. Só pra ficr em um exemplo em que outro lugar você vê algo tão genial quanto: “Plantão Treta: O seu noticiário de notícias”?

O que faz o Sedentário se destacar são a grande qualidade das suas colunas. Um blog que tem coisas como Cavernas e Dragões, Cinemando e Teorias da Conspiração não poderia ficar de fora da lista.

Não existe melhor lugar para saber as notícias sobre mangás e animes do que aqui. Mantido pelo Alex Lancaster (em breve por uma equipe) a página não se limita só a dar notícias, mas também dá profundidade a elas, fazendo com que você compreenda mais sobre o mercado japonês de quadrinhos. Ocasionalmente, ainda tem reviews e artigos.

Feito quase que exclusivamente de resenhas de mangás e animes, o Sakê com Sal é o blog otaku mais divertido da internet. Mesmo sendo uma merda, como os próprios membros fazem questão de afirmar, ainda é o melhor lugar para saber se tal desenho ou quadrinho vale a pena. Isso se você conseguir confiar no gosto deles!

Existem milhares de blogs de tirinhas na internet, mas o Um Sábado Qualquer é um dos que mais chegou perto de uma tirinha profissional. Sem radicalizar no formato ou apelar para palavrões e piadas escatológicas o cartunista Carlos Ruas se aproveitou de personagens da Bíblia pra transformá-los em personagens carismáticos, não devendo nada a obras mais famosas, como Mafalda e Peanuts.

Eu sempre achei que blogar era muito mais que do que catar imagens legais da internet e vídeo engraçados no YouTube. Talvez por isso eu goste tanto do O Crepúsculo (não tem nada a ver com a saga dos emópiros). Criado pelo Pedro Américo, ou Turambar como gosta de ser chamado, lá se encontram crônicas sobre o cotidiano, textos opinativos e pequenos posts de humor. Tudo o que eu sempre quis fazer por aqui, mas a preguiça não deixa.

13 comentários:

  1. Ai caramba! Que responsabilidade. Só posso dizer que me sinto orgulhoso por fazer parte de uma lista que consta vários blogs que eu mesmo sou fã.

    Valeu demais velho.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:11 PM

    eu sou apaixonada por blogs! XD

    ResponderExcluir
  3. Ótima lista.
    Acrescentaria Caixa Pretta, Ryot IRAS e Bobagento.

    Sobre ganhar dinheiro com blogs, admiro quem escreve sem ganhar nada, mas posso dizer que é muito bom ser remunerado por isso. Muuuito bom.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:58 PM

    Muito bom, veja esses ai:
    Mensagem de Fé - Embusca da Paz e Amor
    ( Louvai ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo, E o seu louvor na congregação dos Santos.

    http://mensagemdfe.blogspot.com

    ******

    Saúde e Bem estar ( Físico e Mental )
    Blog direcionado a todos que buscam tudo sobre Saúde, Beleza e Bem estar

    http://www.saudedferro.blogspot.com

    *****

    Alemay Solução
    Alemay Solução é um Blog Diferenciado no entanto Tudo que Você precisa esta aqui.

    http://www.alemaysolucoes.blogspot.com

    *****

    Alemay
    Alemay é a solução para Emprego, Notícias, Saúde, Internet, Sexo, Novela, Educação, Música, Jogos, Twitter, msn

    http://alemay.webnode.com.br

    ****

    Mensagens e Gifs Alemay
    As mais belas mensagens e Gifs da Internet: Mensagem de amor, Natal, Ano Novo, namorado, dias das mães, pais, amantes, aniversário, amigo, café da manhã, amizade, mensagem, Dia dos Namorados

    http://www.alemaysolucao.blogspot.com

    ****

    Isa TKM - Isa TK+
    Isa TKM só na Band e Nick: Cápitulo, Epsódios, Fotos, Video, Músicas, Entrevista, Elenco geral da Novela e Blog Oficial da Isa Tkm - Isa TK+

    http://isatkmsoband.blogspot.com

    ****

    Letras e Vídeos Clipes de Música Nacional e Internacional
    Tradução de Músicas e Vídeos ao Vivo de todos os gêneros

    http://www.letrasdemusicas3.blogspot.com

    ****

    Consumidor Brasileiro - Spc e Serasa
    Leis que abrange o Consumidor em todos seus aspectos.

    http://www.nomelimposempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:20 PM

    http://letras.terra.com.br/promocoes/7anos/12552/, entrem ai e concorar a um Ipod, não é virus, é uma promoção so site, letras.mus.br

    ResponderExcluir
  6. Falto o
    naointendo
    faltou mesmo

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:05 PM

    Pode crer cara, mas do que ninguém, eu entendo com é se doar num blog e não ganhar porra nenhuma, rs. Mas parabéns pelo blog, ótimo post. Entrem no meu blog: www.blogdacolt.blogspot.com
    Um dia a gente chega lá... porque os nerds somos nozes. o/

    ResponderExcluir
  8. OIá eu sou o Incógnita e fiz um blog Chamado Só para Garotos e neste blog eu escrevo coisas do dia a dia como carros,futebol e etc...Estou mandando essa mensagem para você para você olhar o blog e dar sua opinião.(Gostei muito do seu blog e sucesso) e afinal de contas o site do blog é http://soparagarotoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vlw. foi vistitar algumas desses sites. vlw mesmo.

    ResponderExcluir
  10. se tem uma coisa interessante na internet são os blogs, muito boa lista !!!!

    ResponderExcluir
  11. A lista esta bem bakana, me amarrei, vlw

    ResponderExcluir