25 de ago. de 2010

E-readers

No início do ano escrevi este post comentando sobre como os livros de papel não sumiriam tão facilmente
quanto alguns se esforçavam para afirmar. Claro que a estrutura, seja de papel ou uma tela LCD não muda o sentido da leitura, há obras que sobreviveram séculos sendo publicados em papel e ainda são best sellers, caso de Arte da Guerra, que até hoje está na lista dos livros mais vendidos da última semana. As diferenças residem mais no lado sentimental. Sentir o cheiro de papel novo, a textura. A mesma coisa que alguns falam dos discos de vinil com grande nostalgia. Mas toda inovação tecnológica tem mais vantagens que a anterior. Em se tratando dos livros isso pode trazer mudanças significativas na forma como as pessoas interagem entre si.


Vantagens dos e-readers


Espaço: Confesso. Meu sonho desde criança é ter uma biblioteca enorme dentro de casa com milhares de livros. Na época eu não pensava que para isso eu ia precisar de uma casa enorme, várias estantes e ainda perder vários dias cuidando de atividades como tirar o pó, arrumar as estantes, organizar por autores e impedir que as traças façam um banquete. Com um Ipad por exemplo você não precisa se preocupar com esse tipo de coisa. Melhor deixar para os especialistas como eu. É só por o livro no aparelhinho e cuidar de não estragá-lo. Você pode ter uma verdadeira biblioteca debaixo do braço e levar para qualquer lugar. Isso pra mim é o mesmo que nunca ter que receber aqueles olhares de "Cara, você é maluco?!" por estar lendo um tijolão de 700 ou 900 páginas.

Preço: Os livros digitais, pelo menos em teoria, tem que ser muito mais baratos que os livros convencionais. Afinal, as editoras não teriam mais gastos com impressão, papel e distribuição para livrarias. O único gasto seria a edição e a manutenção de um bom site. Poderiam até dispensar o trabalho das editoras que publicam seus livros em outros países e só manter uma filial que atendesse a clientela e cuidasse da tradução. Os próprios autores poderiam vender seus livros diretamente, descartando o trabalho das editoras. Um trabalho semelhante com o que acontece com bandas hoje em dia, que disponibilizam suas músicas na internet. Stephen King já tentou isso. O rei do terror cedia um capítulo novo de seu livro se 75% dos leitores pagassem pelo menos um dólar.
Isso implicaria também que eu nunca mais gastaria dinheiro pra comprar um clássico literário. Eu o baixaria de graça por ser domínio público. Alguns também baixariam de graça obras que não estão nem um pouco no domínio público de formas alternativas. Ao menos a leitura seria algo mais democrático e mais prático do que ler tudo na tela do PC.

Mobilidade: No computador você é obrigado a ler sentado. Com um Ipad essa dificuldade some. Pode-se ler na cama, no sofá, na mesa durante o almoço, no carro, etc. Nem um notebook tem essa mobilidade toda.


Desvantagens


São tantas que mal sei por onde começo. Primeiro, saia de casa com um Ipad nas mãos. As chances de você tirá-lo da mochila e não ser roubado são bem escassas. É sério, já vi ladrão roubando até celulares monocromáticos. Segundo, a tela do Ipad emite luz. Ou seja, um cara como eu que às vezes fica umas duas ou três horas seguidas lendo sem arder os olhos. Isso faz com que um Ipad se iguale a um computador. Mal podemos sair com ele de casa por medo de ser roubado e emite a mesma luz de uma tela de computador convencional.


Outra vantagem detectada: Num Ipad você pode fazer mais coisas além de ler

2 comentários:

  1. Eu posso estar errado, mas os livros impressos talvez virem a médio prazo coisa de colecionador, assim como os discos vinil.

    Eu nunca tive a oportunidade de lêr através de um E-reader, mas parece que a leiura não é cansativa nele.

    E as vantagens dele não bem superiores as suas desvantagens.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:21 PM

    Murilo passei para conhecer seu blog ele é ótimo de excelente conteúdo desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir