18 de jun. de 2010

Mudanças nos blogs

Já faz um bom tempo que sinto uma profunda insatisfação com o formato dos blogs. O que antes fazia sentido quando estas páginas se resumiam a meros diários virtuais perdeu completamente o significado quando eles começaram a se tornar grandes veículos midíaticos, com renda em publicidade e layouts tão complexos quanto os de grandes sites. O fato dos posts novos ficarem em cima dos antigos, desvaloriza os últimos. O que acontece é que isso desvaloriza os posts antigos, que por vezes é melhor do que o conteúdo atual ou merece um mesmo destaque. Sim, porque dificilmente os visitantes procuram o conteúdo antigo. Não estou afirmando que os blogueiros devem parar de produzir material novo, mas buscar formas de destacar o material passado.
Alguns blogueiros já tentam isso. Criam a seção dos posts mais lidos/ comentados/ votados, põem posts relacionados, deixam em destaque alguns posts, etc. Mas não é o suficiente, o conteúdo antigo se perde com o tempo do mesmo jeito.
Estou pensando em formas de reverter isso. Espero receber sugestões de vocês.

3 comentários:

  1. Faça o seguinte, crie uma sessão "Recordar é viver" no blog, escolha um dia da semana e faça um post com ela toda semana.

    Assim, os seus melhores posts antigos poderão ser lidos novamente!

    ResponderExcluir
  2. No wordpress tem uma opção logo acima do blog que diz, post aleatório, mas é só para quem tem conta no wordpress e esta logado. Eu faço isso direto no meu próprio blog para ver algum texto antigo meu, é estranho porque alguns textos não parecem que foi eu quem escreveu, por mais que eu lembre que tenha sido.

    Acho que vou fazer isso, pegar um post destes aleatóriamente e colocar em destaque.

    ResponderExcluir
  3. @Chaves Papel
    Vou fazer quando o tema do post ficar atual de novo.

    ResponderExcluir