25 de mar. de 2010

5 motivos para ler

O problema da falta de leitura no Brasil é grave. Enquanto em países da Europa ou os Estados Unidos os livros tem tanta importância na sociedade que chegam a ser utilizados em campanhas políticas ou outros eventos importantes. Já aqui os livros são considerados tortura, e não tem quase nenhum poder para mudar a opinião de alguém. Eu sei que já falei sobre isso, mas só estou explanando para chegar ao real objetivo do post. Darei aqui os motivos para os quais todas as pessoas deveriam ler. Não digo ler romances, revistas, jornais, blogs, ou outra leitura mais específica.

1- Maior vocabulário: Com o tempo você conhece maior número de palavras e passa a falar melhor. Isso fica claro em conversas casuais, e principalmente em entrevistas de emprego.

2- Escrita: Imagine que você está fazendo a redação do vestibular e não tem o costume de ler nada. Você vai tirar zero ou perto disso. Primeiro porque você desconhece a forma que um texto deve ser escrito e segundo por causa dos erros de português. E assim chegamos ao terceiro item.

3- Português correto: Quanto mais leitura você obter e atenção você tiver vai escrever as palavras sempre corretas e até se irritar ou rir de quem escrever errado.

4- Tolerância: Você passa a compreender outras visões de mundo e a respeitar as opiniões de outras pessoas, mesmo que elas venham a ser contrárias às suas. Não faz como alguns comentaristas que tentam te ofender só porque você diz que o filme que ele ama não é tão bom quanto ele diz.

5- Conhecimento: Você ganha conhecimento sobre tudo. Pode ser que a maioria das informações que você adquira nunca tenha uma utilidade clara, mas pode ser útil para pessoas que são blogueiros como eu para melhor escrever seus textos ou só para ser mais interessante em conversas. De qualquer forma sempre é legal conhecer os costumes de um povo quase desconhecido da África ou todas as curiosidades de produção de um determinado filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário