3 de fev. de 2010

Você nunca vai ganhar na loteria



Talvez uma das maiores vantagens em ser pessimista é que você dificilmente você vai cometer a idiotice de apostar na loteria. Está bem, tem gente que ganha, mas já procurou saber qual é a chance disso acontecer justamente contigo? Uma em uns dez milhões. É mais fácil o William Bonner começar a dançar funk durante o Jornal Nacional do que acertar todos os números!
Algum leitor pode estar pensando: “Mas se eu não apostar, aí é que não tenho chance de ganhar mesmo. Aliás, é tão barato! Só dois reais!”. Essa lógica está certa em um ponto e errada em outro. Você nunca vai ganhar sem apostar. A não ser na loteria Spam, claro. Mas dois reais não é pouco. E não é porque sou mão de vaca, pobre ou mendigo. Explico. Façamos de conta que você aposta duas combinações numéricas por semana, totalizando quatro reais. Em um mês serão 16 reais. Em um ano 192. Em 10 anos 1920 reais. E por aí vai. Por isso digo que os dois reais investidos não são uma mixaria.
Também existe o fator frustração. Quem aposta nutre esperanças de ganhar, embora saiba ser tão difícil quanto o Lula aprender inglês. Faz promessa pra tudo quanto é santo. Jura que vai doar uma parte da grana pra caridade. Vai assistir ao sorteio ao vivo, com os dedos cruzados, e grita um palavrão porque nenhum número seu foi sorteado. Ou então abaixa a cabeça, decepcionado. Depois vai pra lotérica e faz apostas para a próxima semana.
Quando for apostar na Mega-Sena se lembre deste post e pense duas vezes. Você sabe, lá no fundo, que não vai ganhar. Mas se por acaso você teimar e acabar levando a bolada pra casa não se esqueça do humilde blogueiro que vos fala!

4 comentários:

  1. Como eu sempre digo: Loteria é um imposto obrigatório para pessoas ruins em matemática.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo!
    Ah...se por acaso você ganhar algum dia na loteria (tá...eu sei que você nunca vai jogar!)lembre deste elemento que voz comenta!

    ResponderExcluir
  3. Ops...vos fala!

    Mas seria VOZ se fosse a do Além!

    ResponderExcluir
  4. May Cry1:17 AM

    SE eu acertar, mando um postal pra vocês, da Polinésia francesa.
    Se não acertar, continuo enchendo o saco por aqui.

    ResponderExcluir