9 de fev. de 2010

4 superstições de 4 países


Antes que comecem a reclamar nos comentários adianto logo que não acredito em superstições, nem nas boas, muito menos nas ruins. O propósito desse post é falar sobre crendices populares e só pra eu poder dizer: “Aí, véio. O blog tá atualizado!”. Então se você não quiser ler eu não estou nem aí. A opção de fechar a página é serventia da casa. Então vamos lá que se não terminar isso aqui antes das duas horas terei sete anos de azar.
Rosas russas
Se você curte uma russa, escute bem essa pra não dar mancada na frente de uma: Nunca dê uma dúzia de rosas a uma russa. Flores devem ser dadas sempre em números ímpares, já que os pares são para funerais. Devem-se evitar as amarelas, já que elas significam infidelidade.
 
Arroz macabro
No Japão, o número do azar não é 13 como aqui, e sim 4, por causa da sua pronúncia (shi) ser a mesma da palavra morte. Não existe quarto andar em hospitais, não se dão presentes que venham em quatro unidades e esse post só tem quatro superstições por causa dessa história.
Outra superstição japonesa é que nunca se deve espetar os hashis numa tigela de arroz. Isso só é feito em oferendas aos mortos e, à mesa, pode irritá-los.
 Espelhos
Talvez essa seja a superstição mais popular do planeta: se você quebrar um espelho vai ter sete anos de azar. É provável que ela tenha surgido na Grécia, onde o reflexo rompido era sinônimo de morte iminente. Em Roma surgiu a idéia dos sete anos. E na Idade média, os ricos amedrontavam os serviçais que limpavam os espelhos com a superstição, um produto caríssimo na época, para que assim tomassem mais cuidado com as peças.
 Sexta-feira 13
O que eu achava mais estranha nessa data ser o dia do azar era minha curiosidade em saber por que tinha que ser justamente ela. Não podia ser quinta-feira 12? Ou sábado 14? A explicação que encontrei é que essa superstição existe por causa do Cristianismo. Na Última Ceia haviam 13 pessoas à mesa e duas delas morreram logo depois. Também se acredita que Jesus foi crucificado numa sexta-feira e outros indícios pouco confiáveis.
O legal é que a sexta-feira era o dia mais legal do ano pra mim. Os canais da TV aberta exibiam filmes de terror em todas as suas sessões.

11 comentários:

  1. Anônimo3:13 AM

    Num livro do Dan Brown tem uma explicação para a sexta-feira 13, mas não sei a veracidade da informação. =/ E se me lembro bem, é no Código Da Vinci...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:14 AM

    O título do post está ambíguo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:16 AM

    Há nas 850 páginas (Pag. 171/172) do livro em epígrafe, alusão de apenas uma data cuja referencia cita o dia da semana: sexta-feira, 13 de outubro de 1307

    "Em uma manobra militar digna da CIA, o Papa Clemente enviou ordens secretas lacradas para serem abertas simultaneamente por seus soldados em toda a Europa na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

    Ao nascer do sol do dia 13 os documentos foram abertos e revelou-se seu teor aterrorizante. A carta de Clemente afirmava que Deus viera a ele em uma visão e o alertara de que os Templários eram hereges culpados de adoração ao demônio, homossexualismo, desrespeito à cruz, sodomia e outros comportamentos blasfemos. O Papa Clemente recebera de Deus a ordem de purificar a terra reunindo todos os Cavaleiros e torturando-os até confessarem seus crimes contra Deus. A operação maquiavélica de Clemente funcionou com precisão infalível. Naquele dia, inúmeros Templários foram presos, torturados impiedosamente e queimados em fogueiras como hereges. A cultura moderna ainda conserva vestígios dessa tragédia. Até hoje, sexta-feira 13 é considerado o dia do azar."

    ResponderExcluir
  4. filipe8:14 PM

    PO completando a informação a cima,foi numa sexta feira 13 foi o dia em que o rei felipe, o belo, mandou para fogueira o ultimo grão mestre da ordem dos templarios jacques demolay.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:56 PM

    interessante a maneira q vc escreve e q explica

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9:54 AM

    Tem superstições curtas?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:30 PM

    pura bobagem
    ]

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1:55 PM

    Aff, pelomenos me ajudou no trab de ingles (: algumas sao ate legais :D

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2:55 PM

    isto tem parte que fala de deus senho todo poderoso.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2:56 PM

    isto e pura boubagem.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9:11 PM

    Achei bem interessante ah e pros deslumbrada vão fazer melhor

    ResponderExcluir