8 de jan. de 2010

Pessimismo: Estilo de vida.


O pessimismo é um sentimento que se adquire com o passar dos anos, à medida que a sua idade avança e você passa a compreender o mundo. Talvez aos olhos dos otimistas eu seja um depressivo que quer se matar. Esta visão não coresponde exatamente à realidade. Eu não fico choramingando pelos cantos. Sou normal, como qualquer um.
Para esclarecer melhor o pessimismo elucidarei algumas coisas. A vida independente de idade, sexo, etnia, nacionalidade e religião, é feita de expectativas. a expectativa da criança em saborear um doce ou de ganhar um brinquedo no aniversário, do estudante em passar de ano, do trabalhador em ter um aumento de salário e do bandido em roubar e não ser preso. A diferença de pessoas que, como eu, são pessimistas de carteira assinada e validada em todo o Brasil, é que não nutrimos essas expectativas, ao nosso ver, não passam de ilusões. Até consideramos brevemente a possibilidade, mas a descartamos logo em seguida. E se por um milagre, ótimo. Um bônus que eu nem esperava.

O pessimismo não passa disso, uma forma de evitar decepções. Porque todo pessimista já está de saco cheio de se decepcionar. De ter certeza que vai conseguir uma promoção e não ser verdade. De que seu time será campeão e no fim ser rebaixado. Simplesmente não esperamos mais nada. E até há quem se divirta com isso.
Iniciarei uma série sobre o Pessimismo aqui no blog. Ninguém vai ler, mas eu farei para estimular a escrita. A idéia ser leve e divertida, mas sairá maçante e amarga. Melhor parar, meu pessimismo vai detonar o final do texto.
Até a próxima! Ou não.

3 comentários:

  1. Seu pessimismo já deu resultado: eu li o post e até comentei.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Parece eu! Espero que a série vá em frente! É por blogs como esse que as vezes penso em fazer um pra mim também...será que compensa?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:31 PM

    sabe, vc me descreveu....
    totalmente



    sou assim mesmo


    mas to vendo aqui qe vc e ateu



    nossa

    vc ouve a palavra Deus tanta vezes, por q ele esta te chamando. vc se irrita qdo alguem fala isso. mas sente se ecomodado com tudo isso. meu filho vc esta preso. Deus esta com vc. vc nao tem pra onde fugir.amem.

    ResponderExcluir