25 de mar. de 2010

Os maiores best sellers da história.


Este post foi escrito no ano passado, mas como eu ainda não tinha muitos leitores naquela época estou republicando. Espero que não se incomodem com isso e que me informem se houver algo desatualizado, porque estou com uma preguiça desgraçada de editá-lo agora.

Existem muitos motivos que fazem um livro fazer sucesso. Identificação com a história e personagens, linguagem acessível, personagens simpáticos que fazem o leitor torcer por eles, curiosidade histórica, trama cheia de suspense, enredo edificante, entre muitos outros. Até o título ajuda bastante.
Mas poucos são as publicações que mesmo com o passar dos séculos continuam populares, tornando-se clássicos. Estes são aqueles que mesmo com a mudança brutal da mentalidade do público continuar a atrair interesse e cativar à leitura, sendo suas tramas atemporais.
Resolvi deixar de preguiça e separar para vocês os verdadeiros best-sellers, muito fáceis de encontrar na livraria ou biblioteca mais próxima da sua casa. Além disso, excluí Bíblia por achar desnecessário citá-la.

Dracula: O livro que definiu os vampiros como eles são hoje. Em forma de cartas e anotações de diários é contada a história de Jonathan Harker que é aprisionado no castelo do conde Dracula, enquanto o vampiro procura três moças para transformar em harpias e se reproduzir com elas, sendo a primeira Mina Harker, a esposa de Jonathan. O único capaz de impedir os planos maléficos da criatura é o professor Abraham Van Helsing, combatente das criaturas das trevas.
Para demonstrar a importância de Dracula só preciso dizer que sem ele não existiria Buffy, Entrevista com o Vampiro, a série Crepúsculo, as novelas Vamp e Beijo do Vampiro e animes como Vampire Knight.

Romeu e Julieta: Com essa peça William Shakespeare escreveu a história de amor definitiva. Apesar de hoje todo mundo estar de saco cheio de sua história como está de assistir Paixão de Cristo, tente imaginar o impacto da cena final em que o casal principal morre na primeira vez em que foi encenada. Até hoje os alunos ingleses e americanos são obrigados a lê-lo por causa da escola e suas frases continuam sendo recitadas por rapazes apaixonados para suas amadas.

Arte da Guerra: A obra de auto-ajuda mais lida do mundo. Escrita pelo general Sun Tzu é um manual de guerra. Hoje é procurado geralmente por executivos e empresários que desejam derrotar as empresas concorrentes e por pessoas que buscam alcançar seus objetivos.
Arte da Guerra teve suas vendas turbinadas recentemente graças ao surgimento de várias edições de bolso, menores e mais baratas.

Dom Casmurro: Mesmo eu preferindo muito mais Quincas Borba à obra mais popular de Machado de Assis tenho que admitir que nenhuma outra obra intriga tantas pessoas quanto Dom Casmurro. Afinal Capitu traiu ou não o pobre do Bentinho. A minha sugestão é que nem o autor era capaz de dar uma resposta acertada, até porque o romance não é sobre isso, focando muito mais no complexo de corno do Bentinho.
Mas e você? Qual sua teoria? Ou vai dizer que nunca leu Dom Casmurro?

Morro dos Ventos Uivantes: O livro mais interessante que já li em toda a minha curta vida e é de uma mulher, a Emily Brönte! Demonstra até onde a sede de vingança leva às pessoas e como ela afeta as demais ao seu redor. Tudo começa com um garoto que foi adotado por um generoso e rico senhor, sendo criado como um filho, o que causou inveja nos outros filhos. Depois que o velho morre o garoto passa por diversas privações graças aos seus irmãos adotivos até finalmente ser expulso de casa.
Passam-se muitos anos. Os filhos estão falidos e são obrigados a vender suas propriedades ao mesmo garoto que expulsaram, agora um homem rico e com muita sede de vingança.


Orgulho e Preconceito: Um pouco bobo (pelo menos na minha opinião), porque conta uma história muito feliz em que tudo se acerta no final. Contudo ou graças a isso o romance de Jane Austen faz muito sucesso entre as mulheres com sua historinha de amor.
Elizabeth Swan é uma moça de mentalidade perspicaz que toma uma profunda antipatia por Mr. Darcy, o homem mas rico da região, por chama-la não de bonita e sim de somente tolerável. Com o passar do tempo Darcy começa a ficar atraído por Elizabeth, mas seu orgulho o faz lutar com todas as forças contra os seus sentimentos. Quando finalmente resolve contar seus sentimentos à amada... Bom, melhor não contar muito, mas fique certo de que o final é tão previsível quanto qualquer novela da Globo. Talvez por trás disso é que esteja sua graça. Se você não tiver paciência para ler veja ao menos o filme.

Matadouro 5: Um dos livros mais pirados e geniais da história. Kurt Vonnegut era famoso entre os hippies nos anos 60 por causa de suas histórias cheias de ironia.
Em Matadouro 5 o autor satiriza a Segunda Guerra Mundial. O personagem principal é um oftalmologista que passa a sofrer com problemas de sono, dormindo repentinamente em qualquer lugar, inclusive em pé. A cada cochilo ele desperta em uma época diferente relembrando assim quando foi prisioneiro de guerra dos nazistas.
Uma idéia marcante do livro é que segundo o protagonista as pessoas não morriam, continuando sempre vivas em outras épocas. E também por ele viajar tanto no tempo e não fazer nada para mudar os acontecimentos.

Apanhador no Campo de Centeio: O livro que traduz todos os anseios e sentimentos masculinos da adolescência com perfeição. Há espaço para tudo, fantasias, desejo de perder a virgindade, paixões frustradas, sonhos tolos, divergência familiares e até uma cena quase homossexual.
Mas tome cuidado se resolver ler este romance. Existe uma lenda de que ele é capaz de programar a mente de quem o lê para virarem assassinos, sendo inclusive o homem que matou John Lennon um dos fãs do livro.

Metamorfose: Imagine-se acordando transformado numa barata. Pois isso o que acontece com o personagem principal de Metamorfose que mesmo não gostando muito da sua nova situação não acha esquisito ter virado um inseto, encarando a mudança com naturalidade. Franz Kafka apresenta nessa história bizarra complexas metáforas que podem não ser compreendidas por quem não tem devido embasamento teórico. E pensar que se a história fosse escrita hoje certamente viraria desenho da Disney.

Ilíada: Uma das produções literárias mais antigas e importantes do mundo ocidental. De origem grega, é creditada a Homero embora não se saiba se realmente existiu ou se simplesmente coletou histórias que se espalhavam oralmente e as transpôs em versos. Muito menos se o que está escrito ali realmente é verídico como a Ilíada diz ser.

Atualmente o livro é estudado por milhares de especialistas em Literatura e História e possui incontáveis edições em diversas línguas e até em Braille.Tudo só pra não haver desculpa sua dizendo que não leu porque não achou.



E então? Gostou da lista? Vai ler ou já leu algum desses livros? Se sim deixe sua opinião sobre eles ou nomeie seus próprios best sellers. Vale tudo, até Crepúsculo se quiser.

28 comentários:

  1. Joice9:14 PM

    "O Apanhador no campo de centeio" é muuito bom.
    E não virei assassina..
    Mas nunca é tarde, certo?

    ResponderExcluir
  2. Thiago Melo2:32 AM

    Me interessei por matadouro 5
    já o Kafka...é um autor muito obscuro...

    O morro dos ventos uivantes é um dos melhores mesmo =D

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:52 AM

    Lista interessante, não li todos, mas pelo padrão da maioria, todos provavelmente são excelentes.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:01 AM

    A intenção foi boa e não quero depreciar o seu artigo, mas alguns livros sitados não são tão conhecidos para merecerem lugar na lista de "best-sellers que com o passar dos séculos continuam populares, tornando-se clássicos". Porem gostei do artigo, é raro encontar um amante de livros hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:40 AM

    esqueceram de colocar a bíblia aí

    ResponderExcluir
  6. Como vcs deixaram de fora CEM ANOS DE SOLIDÃO
    e O VERMELHO E O NEGRO??????

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:11 AM

    boa lista, para todos os gostos!!
    pra quem gosta de ler, é uma boa referência.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:48 PM

    Mané é a madrinha!
    Já li O morro dos ventos uivantes
    Dom Casmurro
    A Arte da Guerra e Drácula.
    Muitos bons....
    Mas podia colocar mais alguns aê né?!

    ResponderExcluir
  9. o Pequeno Principe não?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6:43 PM

    Eu gosto muito de ler e esse artigo é uma boa referência de bons livros.

    Mas faltou "Meu pé de laranja lima"

    Mas valeu!!

    ResponderExcluir
  11. OTIMO!
    Pra falar averdade ainda não li nenhum todo!
    + todos os livros q estão nessa lista são bem elogiados!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2:50 AM

    Ótima lista mais gostaria que tivesse adicionado "o monge e o Executivo"

    ResponderExcluir
  13. Ótima lista............... aceita uma sugestão tb?


    cem anos de solidão - Gabriel Garcia Márquez

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7:59 AM

    Sim, ajudou-me....

    Gostava de ler Dracula e a Arte da Guerra...

    Como ficou excluido O Código Da Vinci???O maior best-seller de sempre a seguir à bíblia!

    ResponderExcluir
  15. Eu lí Dracula, muito bom, agora quero ver o filme.
    E a Lista de Schindler ? Também é bem conhecido, não sei se ao ponto de ser chamado de Best-seller, mas vale como sujestão.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7:46 PM

    Muito boa lista, ja li a maioria. Acredito que falte algo de uma epoca mais a frente como: Laranja Mecanica, ou mesmo, Adimiravel Mundo Novo, este ultimo juntamente com Revolução dos Bichos.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  17. Anônimo12:38 PM

    Ha ha... Isso é o que vc chamam de maores best sellers da historia???
    Esqueceu de O REVERSO DA MEDALHA - Sidney Sheldon, FEBRE - Robin Cook, CEREBRO - Robin Cook, GRITO DE GUERRA - Leon Uris e tantos outros que deixam esse "classiquinhos" no chinelo..
    Aff..

    ResponderExcluir
  18. Marcos L.A.7:16 PM

    Tenho vício de leitura.Li incontáveis best sellers. Parabéns pela matéria, mim sinto em casa.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo10:42 AM

    Cara, '' O caçador de Pipas'' e '' A Cabana'' tinha que estar aí....

    ResponderExcluir
  20. Isaías Barbosa9:09 AM

    Mas não existe um escritos tão talentoso como Dan Brown, esse supera todos com sua criatividade e capacidade de montar reviravoltas mirabolantes com muito suspense e conhecimento. Anjos e Demônios, O Código Da Vinci e o Simbolo Perdido não tem pra ninguém...

    ResponderExcluir
  21. Anônimo10:34 PM

    o gente!o melhor best seller domomento esta cendo HARRY POTTER,PERCY JACKSON,CREPUSCULO E NARNIA.nenhum desses ai,sao compativeis com esses que eu faleiii,harry potter e o melhor.e outra!meu nome e JAMERSON

    ResponderExcluir
  22. Curti o artigo mas na minha opinião só faltou Harry Potter ...
    Harry Potter é uma grande série . Uma cine-série que durou 10 anos ! e vai durar por muito mais ...Vendeu livros e filmes e ainda continua famoso ...

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1:30 PM

    Meu CARO SÓ FALTOU OS DE AGHATA CRISTIE

    ResponderExcluir
  24. Anônimo9:41 AM

    gostei muito da lista e até ja li alguns e me interessei por outros q ainda nao tive a oporunidade de ler.Tenho algumas sugestoes, nao sei se pode ser considerados best sellers da historia, mas mesmo assim vale a pena ler: "A senhorado jogo"-Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe, "Um capricho dos deuses"-Sidney Sheldon e "A hora da estrela"(pode haver variaçao de titulo)-Clarice Lispector.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo4:30 PM

    I'm gone to convey my little brother, that he should also visit this website on regular basis to obtain updated from latest information.

    Here is my blog; windows xp registry cleaner

    ResponderExcluir
  26. Anônimo4:34 PM

    We stumbled over here from a different website and thought I might check things out.

    I like what I see so i am just following you. Look forward
    to finding out about your web page repeatedly.

    Also visit my web blog windows registry cleaner

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9:10 AM

    me ajudou muito obg !!
    ja li romeu e julieta.
    obg pela ajuda

    ResponderExcluir