29 de jul. de 2009

Como falar com seu gato


Gatos percebem logo quando o humano não entende a linguagem corporal, então passam a se comunicar mais por sons:

Miado curto = Oi!

Vários miados = Estou muito feliz!

Miado longo e baixo = Tenho um pedido especial

Lambida = Eu te amo!

Ronronar = Chega mais.

Desenvolva um tom de comando diferente de sua voz normal. Não abuse dele: use-o com seriedade. Isso ajudará o bichano a associar aquele tom de voz às suas traquinagens.

É importante usar sempre palavra, tom de voz e gesto. Dizer não sendo carinhoso confunde o bicho. Um “não” bem incisivo e um empurrãozinho leve já fazem o gato entender que não é bem-vindo no sofá. Evite agressões: o gato não as entende como castigo.

Aceite presentinhos

Faz parte do instinto dos gatos oferecer sua contribuição à renda familiar, retribuindo a dedicação de seus donos. Alguns, além de afagos e miaus, colocam pequenas presas, como passarinhos e ratos, perto de onde o dono dorme. Quando isso acontecer, em vez de reprimir seu gato (o que pode traumatizá-lo), agradeça o presente, mesmo se estiver morrendo de nojo.

Fonte: Marco Antonio Gioso, professor da USP

Em breve o post: Como falar com seu cão.

21 comentários:

  1. Anônimo3:07 PM

    É verdade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, bem simples, fácil de entender e praticar.
    Aqui em casa tem uns 500 gatos, dá pra praticar beeemm... hehehehe... Tenho 5 gatas femeas adultas e 3 pariram, imaginem a beleza?!

    Não sei oq faremos com os filhotes! Aqui já num cabe mais nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:46 PM

      Onde vives.

      Excluir
    2. Anônimo7:36 AM

      tenho um gato macho e pequeno mas ele anda muito raivoso.
      eu e a minha tia estamos cheios de mordidelas e arranhadelas.
      alguem sabe como dizer aos gatos"olha o que fizeste"?seria muito util

      Excluir
  3. é maneiro eu conseguir entender minha gatinha agora obrigado pela ajuda beijs

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:14 PM

    eu vou fazer a festa do meugatinho bob que vai fazer 4 messes depois de amanha dia 16/12/10 o bob so me morde mas ele nao aranha né bob

    miau(sim)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:59 PM

    Obrigada!Agora poderei entender meu gatinho bem melhor!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:17 PM

    dificil... aind procuro um meio melhor

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:51 PM

    e quando um gato morde sem machucar o que é ?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:42 PM

    andré e luccas gosta de gatos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2:07 PM

    obrigada gostei tenho 4 gatos:2 gatas e 2 gatos.
    uma tem 7 anos,outra tem 3 anos, outro tem 1 ano e 11 meses, e oo outro tem 4 anos .

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8:17 PM

    gostei alem de meu gato cer preguissoso ele enendel

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5:13 PM

    miau miau miowe miau miou Miauuuuu(agora eu vou entender meu gato)

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7:50 PM

    o meu nome e gabriela eu tenho 10 anos o nome da minha gata e sandy a sandy tem 3 meses

    ResponderExcluir
  13. Julinha8:37 AM

    kkkkkkk vou tentar

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7:38 AM

    eu tenho 7 gatos,um deles quando eu estralo os dedos ele vem e outro que quando quer sair fica esmurrando a janela (e esse também tras pano e lixo todo dia de manhã)

    ResponderExcluir
  15. muito bom vou tentar entender meu gato e ele me entender kkkk

    ResponderExcluir
  16. muito bom vou tentar entender meu gato e ele me entender kkkk

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7:18 PM

    MEU GATO MIANDO AKI MAS ELE NÃO TA FELIZ ! ACHO QUE ESTÁ PROCURANDO ALGO! SHIUU FICA QUIETO! TEM VEZES Q ELE TENTA ME ''BEIJAR'' ELE VAI NA MINHA BOCA E COMEÇA A ME CHEIRAR MTO ESTRANHO E ELE AINDA É BEBÊ !

    ResponderExcluir