25 de mai. de 2010

Sobre o Omelete

O site de notícias Omelete é, em determinados aspectos, o melhor lugar em português para se informar. Há notícias sobre filmes, música pop, quadrinhos, games, livros, entre outros. Mas existem defeitos nele que me fazem perguntar porque ainda perco tempo lendo este site, em vez de procurar outras fontes de informação. Não preciso nem comentar o pior caso, da ligação dela com a editora Panini, porque você você pode ler um texto esclarecedor aqui. Os casos que quero me referir aqui são casos pequenos, os que ainda consigo me lembrar, mas que me irritam profundamente.

Tim Burton vai adaptar mangá Mai, a Garota Psíquica

Pulei da cadeira quando vi a manchete. Caramba, velho! O Tim Burton adaptando um dos melhores mangás que eu já li! Quando vou ler a notícia descubro que não há nada certo ainda, que existe a possibilidade, mas não absolutamente nada certo sobre isso. E é justamente o tipo de notícia que não leio. Só clico nas notícias confirmadas, porque odeio suposições. Custava, Omelete, nomear a notícia assim: "Tim Burton pode adaptar Mai, a Garota Psíquica.

Fantomas era um anime que marcou a imaginação de milhares de fãs brasileiros quando foi exibido por aqui. E é claro que todo mundo julgou se tratar deste desenho japonês, em vez de um personagem da ficção criminal francesa. Não chega a ser uma falha, mas eles poderiam ter deixado a diferença um pouco mais clara.

Neste notícia, o Omelete fala sobre o fechamento do selo CMX, especializado em mangás, da DC. Até aí tudo bem. Até que o redator sugere que isso seja um claro sinal de que os mangás estão decaindo nos Estados Unidos. O que ele não sabe, teve preguiça de pesquisar, ou só ignorou mesmo, é que esse selo tinha o péssimo costume de censurar seus mangás mais violentos ou apelativos, que eram justamente os mais famosos. Qual vai ser a motivação do fã em comprar um mangá que ele pode encontrar facilmente na internet completo censurado? Eu até já imaginava a falência. Aliás, praticamente toda vez que eles resolvem publicar uma notícia sobre mangás, é sempre chance de que vai ter algum erro. Porque eles não sabem do que estão falando. Se for pra desinformar os leitores é melhor nem postar nada e deixar isso para os sites especializados! 

É isso. Agora deixa eu ir ler as últimas notícias do Omelete.

Um comentário:

  1. Pelo que eu entendi o Omelete costuma "enganar" o pessoal com o título do post, talvez para atrair mais a atenção das pessoas.

    Como no caso citado por você: "Tim Burton vai adaptar mangá Mai, a Garota Psíquica"

    Com esse título ele atraiu a sua atenção.

    No geral, é sempre bom variar as fontes de informção.

    Quanto ao Caso da Panini eu não sei dizer!

    ResponderExcluir