26 de ago. de 2009

Sentiu dúvida? Pergunte ao Urso!

Depois de se mudar do Ártico para o Pólo Sul e se tornar urso propaganda da Coca-Cola o Urso Branco resolveu criar o Pergunte ao Urso, um dos blogs mais acessados do Brasil. Agora, nessa entrevista exclusiva que cedeu ao Humorragia, ele revela tudo e mais um pouco.


1- Primeiro, todo mundo te conhece por Urso branco. Qual o seu nome verdadeiro e o que faz quando não está mantendo o blog?

Caro Murilo, realmente todos me chamam de Urso Branco e suas variáves Urso, Ursão e Bear, desde parceiros comerciais, amigos e, é claro, as mulheres... Chega a ser um pouco engraçado quando alguém me chama pelo nome que está no RG, que é Marcelo Vitorino. Quando não estou deixando o P.a.U. de pé, respondendo dúvidas do povo, trabalho com internet, dando consultorias para empresas e também fazendo palestras. Infelizmente não tenho tido tempo para ler ou jogar meu PS3... Ah, escrevo um outro blog, o Simples Assim (http://inblogs.com.br/simplesassim), que nada mais é do que a minha visão corporativa da web, nele você encontra meu currículo resumido.


2- Você é um blogueiro de prestígio e tem uma média considerável de acessos. Como teve a ideia de criar o Pergunte ao Urso?

Esse negócio de blogueiro de prestígio é balela, sempre gostei mais daquele outro chocolate, o Charge. Brincadeiras à parte, não me levo muito a sério nesse negócio de blogar, basta ver como respeito outros blogueiros simplesmente por suas atividades na internet, respeito zero. A web não faz ninguém ser respeitado, ela apenas pode mostrar a muitas pessoas se o sujeito tem ou não caráter. Tem muito blogueiro famoso iludido com isso, se achando o último copo de água potável do planeta, mas se esquecem que antes da internet não eram sequer reconhecidos. O que você me diz disso? Que ficaram bons depois? Porra nenhuma, a galera vai na ondinha da pseudo fama e se esquece que a blogosfera é o que chamo de "pinta da pulga" diante do mundo em que vivemos.

Em relação a criar o P.a.U., recebi uma mensagem de um espírito high tech para fazê-lo! Claro que não...rs Foi o seguinte, trabalhava como Diretor de Novos Negócios da Editora Símbolo quando decidi criar o blog. Fui incumbido de estudar novas tecnologias para montar um portal da empresa, nisso me deparei com a estrutura de blogs e resolvi testá-la. Como sempre fui muito solicitado pelos amigos para tirar dúvidas, nasceu o Pergunte ao Urso.


3- Você considera mais fácil manter um blog de perguntas ao leitores?

Não, é extremamente complicado, por incrível que pareça. Os assuntos são muito repetidos e fazer narrativas que chegam a duas páginas de texto, tamanho A4, e que, mesmo assim, consiga manter a atenção dos leitores é tarefa árdua.Fora isso, tenho a responsabilidade de não escrever de maneira irresponsável.


4- Encarnar um personagem tem se tornado uma artimanha cada vez mais usada pelos blogueiros e agora,ainda mais, por twitteiros. Por que resolveu adotar essa estratégia e por que a figura de um urso branco?

Não encarnei um personagem, nem sei se conseguiria fazê-lo... Meus amigos já me chamavam de Urso há muitos anos, eu sou realmente esse ser rabujento que responde perguntas, talvez, pessoalmente, de maneira mais ácida ainda que no blog. Não foi uma estratégia, a única coisa que fiz foi não me revelar no início pois não sabia como esse formato seria aceito na web.

5- Você passa a imagem de ser alguém muito maduro e experiente, demonstrando sem medo sua posição perante a assuntos polêmicos. Já ocorreu de afirmar alguma coisa no blog e depois mudar radicalmente de opinião?

Olha, mudar radicalmente de opinião, creio que não, mas já ajustei uma série de conceitos ao escrever as respostas. Sabe aquelas coisas que você nunca parou para pensar? Então, o blog te dá essa oportunidade, a de olhar questões de forma a não ter preconceitos, estudar pontos de vista e aprender com isso. É engraçado como as coisas são, quando adolescente, já fui homofóbico, aliás, como a maioria dos adolescentes, justamente por não pensar a respeito como deveria, hoje entendo que o direito individual é mais forte do que qualquer tipo coisa.

6- Por que resolveu trocar o Wordpress pela plataforma Inblogs?

Fui um dos blogs brasileiros mais lidos do Wordpress por vários meses, porém ele não me permitia fazer uma série de coisas, o layout era engessado, tinha poucas opções de pluguins e também não havia a possibilidade de incluir banners de patrocinadores. Daí percebi que ali, apesar de ter sido muito bom porque chamou a atenção de gente importante, já não me cabia mais. Junto com meu sócio, resolvi montar o Inblogs.

7- Recentemente, você foi ameaçado por causa de dois textos que publicou em outros blogs. Esse acontecimento gerou até uma hashtag no Twitter, certo? O #freeurso. Gostaria de esclarecer melhor esse assunto?

Claro que gostaria, de uma forma muito simples, o Floriano Pesaro, atual vereador e ex-secretário da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo), tentou de todas as formas possíveis que eu retirasse os textos que escrevi a seu respeito do ar e eu não cedi. Até que chegaram as ameaças anônimas, então tomei a decisão de deixar claro o que estava acontecendo antes de retirar os textos. Muitos me chamaram de covarde por isso, mas não tenho vocação para mártir, gosto de ficar vivo, mesmo assim deixei a semente plantada, muitos blogs reproduziram os textos sobre Floriano, hoje é impossível retirar todos.

O #freeurso cativou a nata da blogosfera, praticamente todos os grandes players entenderam o que estava acontecendo, um precedente estava sendo criado e resolveram dar sua colaboração adentrando a campanha. Ficou muito chato para o vereador...

8- Há poucos dias, o Pergunte ao Urso foi citado na novela da Globo Caminho das Índias, causando inveja em milhares de blogueiros pelo país. Foi a primeira aparição do blog em um veículo mais tradicional, como jornal impresso ou televisão?

Na verdade, foi a minha sengunda aparição, já havia acontecido em fevereiro deste ano em outro capítulo (http://inblogs.com.br/pergunteaourso/palavra-do-urso/incrivel-o-pergunte-ao-urso-foi-citado-n), essa sim foi a primeira aparição de um blog dentro de uma novela em horário nobre. Realmente não tenho como agradecer a autora e sua equipe por ter lembrado que eu existia. Tudo começou quando fui convidado pelo Manuel Fernandes da Bites, praticamente no último instante, para estar presente a um laboratório, juntamente com mais 50 blogueiros, dentro do Projac com a Glória Perez.

Eu ainda era um estranho no ninho dos blogs, tendo uma reputação não muito favorável devido ao fato de enviar as atualizações do P.a.U. por e-mail, na verdade, posso afirmar que minha presença chegava a ser indigesta para outros blogueiros "românticos" e confesso que isso só me deixava ainda mais contente... assisti a algumas cenas da novela em alta definição, comi uns bolinhos de chocolate que estavam ótimos e participei discretamente junto com a galera. Só tive 5 minutos de conversa com a autora, que foi da sala de projeção até o refeitório, mais nada. Não sei quando o blog aparecerá na novela, não me avisaram das outras vezes, se é que terei a honra de ser citado novamente.

9- Quais os blogs que não saem dos seus favoritos? Tem algum que goste muito de ler?

Sou meio nojento para blogs...rs O meu primeiro blog foi o Digital Drops, do Nick Ellis. Mas de lá para cá leio de tudo um pouco, só não abandono o Nick. O twitter ajuda muito a selecionar a leitura, basta seguir pessoas interessantes. Um blog que me ajudou muito a entender a blogosfera foi o Blosque.com.

10- Pra terminar, deixe alguma dica para os leitores que almejam sucesso com os seus blogs.

Ter um blog muito lido pode até ser sinônimo de sucesso para muitos, para mim isso só que dizer que você é popular. Em minha opinião, sucesso é ser feliz com aquilo que você tem, não importando o que não tem e nem o que querem que você tenha. O que quero dizer com isso é não sigam porra nenhuma de estrada, se tiverem uma idéia que considerem bacana, vão em frente, nem olhem para os lados. Sinceramente, a maioria dos blogueiros de sucesso não enxergam o umbigo nem se tivesse uma seta apontando para ele, estão tão preocupados em alimentar seus tecnoegos que perderam a capacidade de elogiar um blog legal e de não criticar quem está começando, portanto, não se importem com as críticas, a menos que venham dos seus amigos.

Agradeço o interesse e espero ter respondido a contento! Grande abraço do Urso.

O Urso ganha a vida como urso propaganda de várias marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário